O que é o Bitcoin?

Criado a 9 anos, o Bitcoin é a tecnologia prometendo revolucionar, assim como a internet um dia revolucionou o planeta. Um sistema independente que tem por fundamento fazer as pessoas transacionarem seu dinheiro de forma independente. Assim, trazendo controle real do seu dinheiro e independência de intermediário como bancos e corretoras. Fazendo com que haja diminuição das fronteiras territoriais no mundo.

As transações são realizadas pela rede mundial de computadores. Portanto, alguns computadores espalhados pelo mundo autorizam a transferência e esses são pagos pela trabalho realizado. É o que comumente chamamos de mineração, que consiste em resolver problemas matemáticos complicados que levam cerca de 10 minutos, sendo recompensados pelo trabalho realizado.

Para evitar que os bitcoins sejam duplicados ou atacados por hackers a rede utiliza o algoritimo sha256, que é reconhecido pela os profissionais de criptografia no mundo como um algoritimo impossível de ser quebrado, tornando o hash quase único.

O Bitcoin é a libertação de todo o mundo financeiro do planeta que nos obriga a pagar altas taxas e ser controlados por bancos. Caso se pergunte quem realmente controla seu dinheiro? Sabemos que são os bancos, os quais nos cobram altas taxas bancarias sobre as transações financeiras.

Bitcoin e sua missão

O Bitcoin tem como missão fazer com que você verdadeiramente controle seu dinheiro. Especulações sobre a moeda ser uma fraude, scam e bolha ocorrem desde 2009 quando foi lançada oficialmente. Seu fundador leva o nome de Satoshi Nakamoto, o qual até hoje não sabemos quem é.

Em 2017 houve o bum da moeda, começando o ano valendo 1 mil dólares e chegando em agosto aos 3 mil. No fim do ano alcançou 20 mil dólares. Uma alta de 1.400% em comparação com início do ano, o que preocupou muitos analistas. Porque nada no mercado cresce tão rápido sem uma correção.

Seu crescimento exponencial

A explicação do grande crescimento do valor da moeda se dá pelo principal fato de ser escasso para aos usuários. Desde sua criação já sabíamos que a quantidade total de moedas ao termino de toda a mineração serão 21 milhões de moedas. Hoje cerca de 80% já foi minerado totalizando 16 milhões 853 mil e 237 de moedas espalhadas pela rede. A grande sacada é que não tem como criar mais moedas, diferente dos governos que criam dinheiro. Resumidamente, quanto menor a oferta maior a procura, por isso não podemos especificar o valor bitcoin, dizer que vale 100 ou 1.000 dólares ou 10 mil dólares é pura especulação.

O crescimento foi expressivo de usuários na rede em 2017 esse crescimento ocasionou vários problemas na rede blockchain do bitcoin, trazendo altas taxas de transferência e demora nas transações, o que mostrou por enquanto uma certa ineficácia do sistema.

Mais esses problemas podem esta próximos de ser resolvidos graças ao Segwit2x que já chegou a cerca de 16% de implantação na rede, que promete dar sobrevida ao bitcoin, com a redução das taxas de transferência com cerca de 10 vezes e transferências mais rápidas, com possíveis evoluções no futuro.

Benefícios do Segwit2x

  1. -Códigos Off-line;
  2. -Implementação da Lightning Network, transações instantâneas;
  3. Tecnologia ZkSnarks, transações anônimas;
  4. -Implementação de contratos inteligentes.

 O que esperar da Lightning Network

A Lightning Network está com a proposta de aumentar em milhões e bilhões as transferência em segundos da rede bitcoin, facilitando micro pagamentos e mostrando que sim a criptomoeda mais famosa do mundo veio para dominar o mercado, diminuindo também o tempo de transferência, em poucas palavras para entender o que significa a tecnologia, como sabemos toda a transferência de bitcoin é inscrito na blockchain, por conta disso há uma certa demora para escrever todas as transferências realizadas por todo usuário na rede, com essa nova tecnologia as movimentações serão inscritas em blocos, ou seja, dependendo de como for organizado o sistema, porque ainda está em fase de teste, uma vez por dia ou uma vez por semana ou no mês, todas aquelas transações feita pelo usuário será inscrito na blockchain e com isso as taxas serão divididas e logo menores.

Entender tudo o que o bitcoin pode entregar para o mundo é um pouco difícil, estamos a cada dia evoluindo em tecnologia e inovação. No entanto, é muito gratificante saber que Satoshi Nakamoto, pensou em livrar todas as pessoas do mundo das correntes do governo e dos bancos.

Proibições

Ultimamente, várias notícias mechem com o preço do bitcoin, alguns exemplos a china que proibiu venda de novas Initial Coin Offering (oferta inicial de moeda) e está com a politica de proibir exchanges estrangeiras trabalharem no país, além de tentar expulsar as empresas de mineração do seu território, além disso existe alguns países que não aceitam de jeito nenhum o bitcoin de ser utilizado.

Como ficou entendido no texto, não é possível saber qual o valor real do bitcoin. O que podemos dizer é que o mercado está crescendo. Chegamos a ter 700 bilhões de dólares no mercado no coinmarketcap. Com uma queda pela metade em  dezembro, mais com o crescimento de usuários contínuos, vamos bater recordes de arrecadação.

Eu sou um entusiasta dessa moeda e acredito muito no potencial. A moeda saiu de centavos para 20 mil dólares em 2017, podendo de ir muito mais longe no futuro. Muitos laçam teorias que o bitcoin chegará aos $50.000,00, $100.000,00 e $1.000.000,00 de dólares. A verdade é que não sabemos o que poderá acontecer, sem dúvida o bitcoin foi que houve de inovador nos últimos 10 anos. Assim, temos que acompanhar os próximos capítulos dessa jornada.

Concluindo

Um conselho aos que estão conhecendo agora essa tecnologia é que não invistam no que vocês não conhecem. Portanto estudar é essencial para entender que as altas e as baixas desse ativo são normais. Enfim, abaixo deixarei uma foto de como ocorreu as quedas com o passar dos anos.

Cotação-bitcoin

Para corroborá com que foi lido, assista o vídeo abaixo: